Arroz com pequi e carne de sol

Receita de carne de solna cerveja e arroz com pequi

Receita de carne de sol e arroz com pequi do blog Do Verbo Comer

Está chegando a época dos frutos do pequizeiro, que vai do final de outubro até janeiro. Por isso, vou dar essa receita de arroz com pequi e carne seca que eu adoro!

O delicioso e perfumado pequi é um fruto símbolo do cerrado brasileiro e é usado em receitas deliciosas das culinárias regionais de Goiás e Minas Gerais, como a galinhada com pequi (meu prato preferido!), o licor e até sorvete. Goianos e mineiros do norte do estado, principalmente, adoram essa iguaria. Eu sou de BH, mas aprendi a comer desde pequena com a minha mãe, que também é uma fã.

Comer pequi é um exercício da paciência. Você precisa roer o caroço com cuidado para extrair a fina polpa exterior. Se cravar os dentes no fruto do pequi pode se machucar feio, porque o caroço tem espinhos bem pequenos, mas que fazem um estrago.

Para muita gente o pequi é o seguinte: Ame ou odeie! Quem ama, ama de verdade e quem odeia… bem, quem odeia não suporta o cheiro, que é bem marcante.

E uma dica pra quem ama pequi como eu e quer ter o fruto o ano inteiro. Estoque os frutos descascados em um saquinho com água no congelador. Assim, ele não fica ressecado na hora de cozinhar meses depois. Agora, se estiver difícil encontrar pequi na sua cidade (tive esse problema no Rio de Janeiro), você pode comprar a conserva em alguns supermercados, que vem só com as lascas da polpa do pequi.

VEJA TAMBÉM outras receitas de arroz aqui no blog:

Arroz com pequi e carne de sol

tempo de preparo:
40 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÕES: Serve 4 pessoas

PARA O ARROZ DE PEQUI

- 12 pequis
- 2 xíc. chá de arroz branco
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 cebola pequena picada bem fininha
- 2 col. sopa de azeite extra virgem
- Sal a gosto
- 1 maço de cebolinha

PARA A CARNE DE SOL

- 1 peça de de sol limpa de 800 g
- 2 latas de cerveja escura

Modo de preparo

PARA O ARROZ

Ferva os frutos do pequi em água por 5 minutos. Você vai ver que eles vão ficar com uma cor amarela mais forte, mais escura.

Depois de ferver o pequi, reserve a água do cozimento, que vai ser usada também no cozimento do arroz, para acentuar o sabor e dar aquela cor amarelinha.

Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola picadinhos.

Junte o arroz branco e misture.

Em seguida, junte os pequis cozidos e mais 2 xícaras de chá da água do cozimento dos frutos para cozinhar o arroz (Lembra da medida para preparar arroz? Uma xícara de água quente para cada xícara de arroz.).

Tempere com sal a gosto e deixe cozinhar com a panela meio tampada até a água evaporar. Vai levar uns 20 minutos.

Quando a água evaporar, enfie um garfo até o fundo da panela para checar se está sequinho mesmo ou se ainda tem água no fundo. Se estiver seco, abafe por cerca de 3 minutos.

Na hora de servir, finalize com cebolinhas cortadas na hora.

PARA A CARNE DE SOL

Você deverá deixar a carne de sol dessalgar em água gelada durante o dia anterior. É como preparar bacalhau salgado. Troque a água de 2 a 3 vezes.

Na hora de cozinhar, corte pedaços grosseiros e coloque-os na panela de pressão com o conteúdo das duas latas de cerveja escura.

Deixe cozinhar na pessão por cerca de 30 minutos.

Sirva os pedaços da carne sem o caldo, junto com o arroz com pequi.

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Deixe seu comentário: