Bolo de banana caramelado

Bolo de banana caramelado

Bolo de banana

Vou te ensinar uma receita de bolo de banana caramelado, fofinho, sem lactose, com farinha de trigo integral e farinha de amêndoa. Gostou? A receita é fácil e é uma sugestão bem gostosa para o seu chá da tarde ou café da manhã. Experimente! Não vai se arrepender.

Eu fiquei me lembrando outro dia que tive uma professora de espanhol que fazia um bolo de banana desses com pedaços de banana assados junto com a massa, com aquela calda de açúcar caramelada. Aí, busquei por várias receitas e resolvi preparar uma adaptada aos ingredientes que eu tinha em casa e saiu esse bolo. Ficou bem gostoso.

E se você ainda quiser incrementar mais a receita, pode colocar uvas passa e castanhas grosseiramente trituradas na massa. Vai ficar melhor ainda. Não fiz isso porque, como falei acima, usei os ingredientes que já tinha em casa.

Então, mãos à obra e vamos à receita.

VEJA TAMBÉM:

Bolo de banana caramelado

tempo de preparo:
35 minutos
imprimir receita

Ingredientes

RENDIMENTO: 1 bolo médio

PARA O BOLO

- 3 ovos
- 2 bananas
- 1/2 xícara de chá de azeite extra virgem
- 1 xícara de chá de açúcar refinado
- 1 xícara de chá de farinha de amêndoas
- 2 colheres de sopa de canela em pó
- 2 xícaras de chá de de farinha de trigo integral
- 1 colher de sopa de fermento em pó

PARA A COBERTURA

- 1 xícara de chá de açúcar refinado
- 1/2 xícara de chá de água
- 1 banana cortada em fatias no sentido longitudinal ou rodelinhas

Modo de preparo

PARA A MASSA

Bata no liquidificador os ovos, as duas bananas, o azeite, a xícara de açúcar e a canela em pó, até ficar uma mistura homogênea.

Continue batendo e vá adicionando a farinha de amêndoas, novamente, até ficar homogêneo.

Desligue o liquidificador e misture a farinha de trigo integral aos poucos para não formar grumos, com uma espátula.

Junte o fermento em pó e misture apenas até incorporar.

PARA A COBERTURA

Coloque o açúcar e a água em uma panela em fogo alto. Misture rapidamente e deixe ferver até ficar um caramelo translúcido, meio dourado.

Despeje o caramelo no fundo da forma ou do tabuleiro (lembrando que se não for antiaderente, vc deverá untar com um pouco de manteiga sem sal).

Pique a banana em rodelas finas ou em fatias finas no sentido longitudinal e coloque-a no fundo da forma ou tabuleiro onde vai assar o bolo, sobre o caramelo.

Em seguida, despeje a massa do bolo sobre a banana picada e o caramelo e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.

Para se certificar de que o bolo está assado, faça o teste do palito. Passados os 30 minutos, abra o forno e enfie um palito de dentes na massa. Se ele sair limpo, está pronto. Se sair com massa, o bolo precisa de mais tempo para assar.

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Deixe seu comentário: