Bolo de cenoura

receita de bolo de cenoura

Bolo de cenoura com farinha de trigo integral e azeite

Ainda não descobri quem não goste de bolo de cenoura. E nessas manhãs frias, ele compõe um café da manhã ou lanche da tarde perfeito, acompanhado de um chá bem quentinho ou café coado. Coisa de casa de mãe, né?

Eu resolvi testar ingredientes diferentes nesta receita. Troquei parte da medida de farinha de trigo normal pela integral e o óleo pelo azeite extra virgem. A consistência muda e o sabor também. O que percebi de diferente é que o bolo de cenoura com esses ingredientes fica com a massa mais pesada, mais consistente e dá realmente um gostinho de azeite, que eu gostei. Também achei que ficou menos doce, o que também me agrada.

Em todo caso, na receita do bolo de cenoura a seguir, eu vou sinalizar onde houve troca de ingredientes, caso você queira preparar a massa “tradicional”, que acho que fica mais fofinha e doce. Vai da sua preferência.

Para decorar o meu bolo, eu polvilhei canela em pó e usei uvas-passa e amêndoas. Achei que ficou bonito e mais light, já que agora, durante a gravidez, estou evitando calorias desnecessárias. Mas o meu bolo de cenoura  preferido é aquele com cobertura de brigadeiro, sabe? Aaaahhh, sabe, sim! Você pode fazer desse jeito, se preferir também.

Então, mão na massa!

VEJA TAMBÉM outras receitas de bolo aqui no blog Do Verbo Comer:

 

Bolo de cenoura

tempo de preparo:
50 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÃO: Rende um bolo médio


- 3 ovos
- 2 cenouras médias cruas, descascadas e picadas em rodelas
- 2 xícaras de chá de açúcar refinado
- 1 xícara de chá de *azeite extra virgem (Troquei o óleo pelo azeite. Pode ser óleo de soja, ou girassol)
- 2 xícaras de chá de *farinha (Usei 1 e 1/2 xíc. de farinha branca e 1/2 xíc. de farinha integral)
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
- 1 colher de café de essência de baunilha
- Canela em pó para polvilhar (Opcional)

Modo de preparo

Bata primeiro no liquidificador os ovos, as cenouras, o açúcar, o azeite e a essência de baunilha.

Quando a mistura estiver uniforme, adicione as farinhas (Dica: é sempre bom peneirar a farinha antes de misturá-la à receita, para que ela fique bem soltinha) e o fermento. Bata rapidamente, apenas o suficiente para misturar tudo.

Despeje a massa em uma assadeira média ou forma de bolo antiaderente (se não for antiaderente, unte a forma com um pouco de manteiga e farinha de trigo) e asse em forno pré-aquecido a 200°C por 45 minutos

Mais uma dica: Para saber se o bolo está realmente assado, faça o teste do palito. Enfie um palito de dentes na massa. Se ele sair sequinho, está pronto.

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe seu comentário: