Caldo de mandioca com carne

Caldo de mandioca

Caldo cremoso de mandioca com carne e requeijão

O outono finalmente deu as caras travestido de inverno. O friozinho continua e vai permanecer por um bom tempo, espero :) Então, aqui vai mais uma receita daquelas bem aconchegantes, pra aquecer e confortar, pra você comer debaixo das cobertas enquanto assiste àquela sua série preferida. É caldo! Só podia ser! É caldo de mandioca com carne moída, dessas coisas bem de mãe, que a gente adora. E, claro, essa receita é daquelas suuuper fáceis de fazer e leva poucos ingredientes.

Basicamente, o princípio dos caldos que eu costumo fazer é cozinhar bem os vegetais e bater no liquidificador, até ficar uma mistura homogênea. Mas, no caso da mandioca, não dá pra fazer isso, porque ela tem muito amido e libera uma “goma” quando batida. Pode ser uma tarefa um tanto hercúlea para o seu liquidificador ou processador. Dá até cheiro de queimado, se o seu aparelho não for daqueles bem potentes e resistentes. Além do mais, caldo de mandioca é bom com gruminhos, com aqueles pedacinhos que a gente mastiga fácil, né? Então, o que fazer? Simples, você vai usar um amassador de batatas, desses manuais mesmo e, mesmo, assim, na hora de mexer o caldo, vai ver como ele vai ganhando consistência.

E, mais uma vez, não custa falar, para vegetarianos, basta não acrescentar carne. No caso dos veganos, além de não usar carne na receita, pode-se substituir o requeijão por Requeisoy, que é um produto vegano à base de soja, bom substituto do requeijão e sobre o qual já falei aqui no blog, ou creme de soja, ou creme de arroz.

Então, chega de conversa e vamos à receita, que ainda dá tempo de preparar pra esta noite, se você estiver com pique pra cozinha. Não vai dar trabalho 😉

VEJA TAMBÉM outras receitas fáceis de inverno, como caldos e sopas aqui do blog:

Caldo de mandioca com carne

tempo de preparo:
40 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÃO: Rende uma panela caçarola média
- 1 kg de mandioca descascada e higienizada, cortada em pedaços
- 350 g de carne moída (músculo, patinho ou outra de sua preferência)
- 1 cebola pequena cortada em cubinhos
- 2 colheres de sopa de requeijão cremoso light
- 2 dentes de alho bem espremidos
- Sal a gosto
- Azeite extra virgem
- Queijo parmesão ralado a gosto (opcional)

Modo de preparo

Cozinhe a mandioca em água fervente com um pouco de sal, até que fique bem macia.

Enquanto a mandioca cozinha, prepare a carne moída.

Em uma panela à parte, aqueça uma colher de sopa de azeite e refogue a cebola em cubinhos e o alho esmagado. Em seguida, acrescente a carne moída e sal a gosto. Mexa um pouco para incorporar tudo.

A carne irá soltar água durante o cozimento. Cozinhe até quase secar. Desligue o fogo e reserve.

Quando a mandioca estiver bem cozida, desligue o fogo, retire os pavios (aqueles fios fibrosos do miolo da mandioca) e comece a amassar os pedaços ainda quentes (fica mais fácil) com a ajuda de um amassador de batatas, na própria panela com a água do cozimento ainda quente também.

Importante: A água usada no cozimento da mandioca deve ser suficiente apenas para cobrir tudo sem exageros, para que o caldo não fique ralo. Quanto mais água, mais ralo.

Com a mandioca bem amassada, mas ainda com grumos (pedacinhos), volte a panela para o fogo baixo e adicione o requeijão e a carne moída cozida, misturando até que o requeijão seja bem incorporado ao caldo, que vai estar cremoso.

Sirva quente e com um pouco de queijo parmesão, que irá derreter no calor do caldo, dando um toque especial e saboroso.

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe seu comentário: