Ensopado de coelho ao vinho tinto

Coelho cozido no vinho tinto

Ensopado de coelgo ao vinho tinto com cebolas baby

Já comeu carne de coelho? Muita gente ainda se espanta quando eu faço essa pergunta e, principalmente, quando digo que adoro! Acham que o coelho faz parte do grupo de carnes exóticas e comparam à rã, ao jacaré, mas eu digo que não, não é tão exótica assim.

A carne de coelho é super comum e muito apreciada na Argentina e em muitos países da Europa. Come-se muito na Espanha. Eu, inclusive, já comi paella de coelho em Barcelona e adorei. O sabor da carne do coelho é bem leve, mais leve até do que o gosto de frango, por exemplo. Não tem ranço e a consistência é mais firme. É bem branquinha e sem gordura. Não tem colesterol. Ou seja, é muito saudável. O único problema é que custa caro nos supermercados e, pelo menos aqui no Brasil, você só encontra cortes ou o coelho inteiro (mas limpo) congelados. De vez em quando, dá uma sorte de achar com preço bom.

A minha mãe aprendeu essa receita com uma amiga e a versão original levava ameixas secas e cerejas em calda. Eu nunca gostei do gosto das cerejas em calda, mesmo porque não são cerejas de verdade, então retirei esse ingrediente na minha versão de coelho ao vinho tinto. Mas mantive as ameixas secas, já que adoro misturar sabores salgados e doces, e adicionei cebolinhas frescas e cebolas baby também.

O preparo desse ensopado de coelho no vinho tinto é muito parecido com o da receita de pernil de cordeiro que dei aqui no blog, já que a carne também deve marinar em vinho tinto com alho e ervas por 24 horas (o que vai fazer com que fique escura) e depois deve ser cozida por mais 3 horas em fogo baixo para que o caldo reduza e ganhe consistência.

Você pode servir com qualquer tipo de arroz ou purê. Eu adoro servir com um belo purê de mandioquinha com leite de coco e, dessa vez, também preparei cogumelos shimeji e pimentões vermelhos para acompanhar. Mas a receita a seguir é para o coelho, somente.

Sugiro que você deixe de lado seus preconceitos e experimente a carne de coelho, que, além de saudável, é uma delícia! Garanto que não vai se arrepender.

Veja outras receitas de carnes aqui no blog de gastronomia Do Verbo Comer, como:

Ensopado de coelho ao vinho tinto

tempo de preparo:
3 horas de cozimento
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÕES: Serve 4 pessoas
- 1 embalagem de cortes congelados de coelho ou 1 coelho inteiro congelado (que costuma sair mais barato, mas você vai precisar separar os cortes)
- 1 garrafa de vinho tinto de boa qualidade (sugiro um Malbec)
- 1 pacote de cebolinhas baby. Descasque-as, mas mantenha-as inteiras
- 1 pacote de ameixas pretas secas e sem caroço
- 3 dentes de alho espremidos para a marinada
- 3 dentes de alho espremidos para o cozimento
- 1 colher de sopa de colorífico
- 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
- Muitos ramos de tomilho frescos
- 1 colher de sopa de manteiga
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Se você comprou os cortes de coelho já separados, basta colocá-los em um saco plástico firme e limpo, juntamente com o vinho, 3 dentes de alho espremidos e ramos de tomilho fresco, formando uma marinada.

Coloque os cortes em marinada na geladeira por 24h antes do cozimento.

Se você comprou o coelho inteiro, descongele-o e separe os cortes (coxas traseiras, coxinhas dianteiras, costelas, lombinho e carne tipo uma pele da barriga).

As coxas traseiras do coelho possuem uma glândula, tipo uma bolinha, nas dobras. Você vai ver um pequeno orifício na carne. Enfie o dedo e retire a glândula para não dar amargor. Essa dica foi meu pai que me ensinou :-D

Depois dos cortes feitos, coloque na marinada, conforme expliquei acima.

No dia seguinte, retire os pedaços do coelho da marinada (eles vão estar bem roxos, por causa do vinho), tempere-os com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.

Coe a marinada, descarte os resíduos sólidos e reserve o caldo do vinho.

Em uma panela funda e grande, aqueça o azeite extra virgem, junte o colorífico e 3 dentes de alho espremidos. Mexa rapidamente para uniformizar.

Com o azeite bem quente, junte os cortes de coelho temperados e deixe-os dourar de cada lado por cerca de 3 minutos. Eles vão ficar dourado-avermelhados, por causa do colorífico.

Em seguida, adicione o caldo coado da marinada, a colher de manteiga e mexa um pouco, para derreter e uniformizar.

Reduza o fogo e deixe cozinhar em chama baixa por 3 horas. Você vai ver que o caldo vai engrossar e quando reduzir, é rápido. Portanto, vigie a cada 20 minutos.

Faltando 10 minutos para finalizar o cozimento, junte as cebolas baby e as ameixas secas sem caroço. Misture um pouco para que elas peguem o caldo e fiquem tenras.

Na hora de servir, salpique cebolinha verde fresca sobre o ensopado.

Desejo a você uma excelente refeição com pessoas especiais!

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe seu comentário: