Favas

Receita de favas

Favas com linguiça calabresa e vegetais

Já comeu favas? É uma coisa fantástica! É um feijão enorme! Quem gosta muito de feijões, como eu, vai adorar essa receita.

Tem favas de muitos tipos, grande e branca, média rajada, verde, vermelha… Elas têm o formato dos rins, assim como os feijões, textura granulada e são levemente amanteigadas. São muito usadas em guisados e são originárias do Peru.

O que eu posso dizer? É um prato super confortante! E não precisa ser servido somente no inverno. É uma ótima opção de acompanhamento para carnes vermelhas. Eu, por exemplo, servi com um pernil de cordeiro e fez o maior sucesso!

A receita a seguir ensina a preparar um refogado com essa leguminosa incrementado com  vegetais diversos e linguiça calabresa. Fica como uma sopa, bem consistente, podendo ser servida sozinha ou como acompanhamento para carnes, como falei acima. Também vale servir com arroz branco ou integral.

VEJA TAMBÉM outras receitas de acompanhamentos aqui no blog de gastronomia Do Verbo Comer.

Favas

tempo de preparo:
2 horas e 30 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÕES: Rende uma panela média
- 3 xícaras de chá de favas brancas
- 2 xícaras de chá de favas rajadas
- 2 linguiças calabresas cortadas em rodelas de espessura média
- 1 cenoura média descascada e cortada julienne
- 1 cebola média cortada em pétalas
- Vagens cortadas em 3 partes cada uma (cerca de 2 xícaras de chá)
- 4 folhas de louro
- 4 dentes de alho descascados e espremidos
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Deixe as favas brancas e rajadas de molho em água morna por por cerca de 2 horas.

Frite as rodelas de linguiça calabresa até ficarem bem douradas junto com o alho espremido. Não precisa colocar óleo, porque elas vão soltar gordura própria.

Na mesma panela da calabresa frita na própria gordura com o alho, salteie a cenoura, a vagem e a cebola até adquirirem uma cor mais forte mais ainda estarem duras (não cozinhe demais, pois os vegetais serão cozidos depois, com as favas).

Coloque as favas na panela de pressão com as folhas de louro e cozinhe na pressão por 25 minutos. Ao final, elas devem estar cozidas, mas não muito macias. Têm que estar al dente para não desmancharem.

Depois de cozinhar as favas na pressão, junte a linguiça calabresa e os vegetais na mesma panela, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e ferva por 3 a 5 minutos para apurar o tempero, o sabor da linguiça calabresa e engrossar o caldo.

Pode servir!

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe seu comentário: