Galeto assado ao alecrim e tomilho

Galeto assado

Galeto assado com ervas

 

Almoço de domingo pede um  frango assado, certo? E se você trocar aquele frango enorme por galetos? São bem menores, têm menos gordura e ficam um charme. Além disso, fica mais fácil administrar as quantidades. Um galeto é ideal para duas pessoas. O frango é melhor para quando se tem mais gente à mesa.

O tempero dessa receita de galeto assado é maravilhoso, fica super perfumado e pode ser usado em receitas de aves assadas em geral, variando a porção e o tempo de forno, de acordo com o tamanho da ave. Um frango vai levar em torno de 2 horas em forno baixo, enquanto codornas levam cerca de 30 minutos, por exemplo.

Galeto com salada

Galeto assado com salada

Para acompanhar, eu fiz salada, uma alternativa bem leve. Mas sugiro também uma receita de farofa maravilhosa aqui do blog. Afinal, frango com farofa é uma combinação deliciosa, não é mesmo?

VEJA TAMBÉM outras receitas de acompanhamentos para carnes aqui no blog de gastronomia Do Verbo Comer:

 

Galeto assado ao alecrim e tomilho

tempo de preparo:
1 hora e 30 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÕES: Serve 2 pessoas
- 1 galeto congelado (cerca de 800 g)
- 2 dentes de alho grandes, inteiros e descascados
- Ramos de alecrim e tomilho frescos
- 1 colher de sopa de manteiga com sal
- 1 colher generosa de chá de tempero de sal com alho
- Pimenta do reino a gosto
- Azeite extra virgem

Modo de preparo

Descongele o galeto. Após descongelado, lave-o em água corrente e, se necessário, retire o excesso de pele e gordura. Normalmente, eles vêm bem limpinhos.

Faça furos com uma faca fina em todo o galeto e esfregue o tempero de sal com alho em toda a ave, tanto na parte externa quando na parte interna.

Coloque os dois dentes de alho descascados e ramos frescos de alecrim e tomilho dentro da ave.

Acomode o galeto em uma assadeira pequena. Derreta a manteiga em microondas por 10 segundos e pincele-a em todo o galeto.

Em seguida, salpique pimenta do reino a gosto e folhas de alecrim frescas sobre toda a ave.

Regue o galeto com um pouquinho de azeite (pouquinho mesmo, pois ele já estará besuntado de manteiga), apenas para aderir as folhinhas de alecrim à pele da ave.

Asse em forno baixo (180º a 200º) pré-aquecido por 1 hora e 20 minutos. Vai ficar douradinho e suculento. Passado o tempo de forno, se a ave não estiver bem dourada, deixe assar por mais alguns minutos, mas não muito, para não ressecar.

E se o seu forno tiver grill, pode desligar a chama e acender o grill superior faltando 5 minutos para terminar de assar.

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe seu comentário: