Kibe vegetariano de abóbora

Receita de kibe vegetariano

Kibe vegetariano de abóbora com homus e coalhada seca

O quibe (ou kibe) é um prato típico da culinária árabe, como você já deve saber. Tradicionalmente, o quibe é feito com carne, mas, de vez em quando, eu gosto de variar para uma receita mais leve e vegetariana.

Esta versão de quibe é assada. É uma ótima refeição e vai muito bem acompanhada de homus (ou hummus), a famosa e deliciosa pasta de grão de bico, que já ensinei aqui no blog e coalhada seca, que também é muito simples de preparar em casa e ensinarei logo mais, caso você não queira comprar pronta.

A receita a seguir leva requeijão cremoso, mas para quem é vegano, a opção seria substituir por Requeisoy, que é um produto bem gostoso feito com soja, ou até mesmo uma pasta de tofu, que é facilmente encontrada em supermercados. E, ainda, quem quiser variar no vegetal, pode fazer a receita do kibe assado com beterraba, cenoura ou cenourinha amarela, que ficam bem gostosos também.

VEJA TAMBÉM outras receitas vegetarianas para companhar o seu quibe de abóbora:

Pasta de grão de bico ou homus

Tabule de quinoa com molho refrescante de iogurte

 

Kibe vegetariano de abóbora

tempo de preparo:
1 hora
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÕES: Rende um tabuleiro médio

- 1 pacote de trigo para kibe de 500 g
- 600 g de abóbora japonesacozida (sem casca e sem sementes)
- Um punhado de uvas passas sem caroço (a gosto e opcional)
- 1 cebola pequena batidinha
- 2 dentes de alho ralados
- 200 g de requeijão cremoso (ou Reuqisoy, ou pasta de tofu para veganos)
- 1 colher de sopa de cominho em pó
- Sal a gosto
- Azeite extra virgem

Modo de preparo

Deixe o trigo de molho em água fria por cerca de 5 minutos. Em seguida, escorra-o muito bem.

Amasse a abóbora cozida como um purê.

Misture o trigo escorrido, a abóbora amassada, a cebola e o alho picadinhos, o sal, o cominho e as uvas passas com a mão, como se estivesse sovando um pão, até que fique uma mistura uniforme.

Divida a massa em duas partes iguais.

Em um tabuleiro, acomode metade da massa do quibe no fundo, uniformemente. Se o tabuleiro não for antiaderente, unte com um pouco de azeite extra virgem.

Depois, espalhe todo o requeijão cremoso (ou Requeisoy, ou pasta de tofu) sobre a massa e cubra tudo com a outra metade de trigo com abóbora.

Para ficar bem lisinha por cima, faça discos com a segunda metade da massa, acomodando-os sobre o requeijão. Depois, tampe as falhas com mais massa. Molhe as mãos em água gelada e alise para uniformizar.

Faça marcas de corte quadradas com uma faca afiada no quibe. Regue com fios finos de azeite extra virgem e asse em forno médio (200ºC) por 30 minutos.

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe seu comentário: