Grão de bico, cogumelo e legumes na wok

Vegetais na wok

Mix de grão de bico, cogumelo e legumes na wok

Esta é uma receita muito simples, mas de uma versatilidade incrível! O mix de grão de bico, cogumelos e legumes na wok é perfeito para vegetarianos e veganos, mas também pode ser servido como acompanhamento para carnes, pode ser usado como recheio de tortas salgadas, pasteizinhos de forno ou até se transformar em um delicioso curry vegetariano, com adição de leite de coco e curry de sua preferência (eu usaria o curry verde – clique no link da receita para ver como preparar a pasta do curry em casa).

E para quem não come proteína animal, os cogumelos e o grão de bico são alternativas bem gostosas! Esta é também uma receita sem glúten e sem lactose, ótima para quem tem restrições alimentares ou simplesmente adotou uma dieta sem glúten e sem lactose.

O prato também é super saudável, colorido e rápido de preparar. Para os dias de correria, é uma ótima pedida. E você pode misturar quaisquer legumes que tiver na geladeira, como abóbora moranga, brócolis, couve-flor, beringela, pimentões coloridos, que não estão nesta receita. Escolha os que mais agradam ao seu paladar. Apenas não colocaria tomate, porque faz muita água.

VEJA TAMBÉM outras receitas vegetarianas e receitas veganas aqui no blog de gastronomia Do Verbo Comer, como: 

Grão de bico, cogumelo e legumes na wok

tempo de preparo:
30 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÃO: Rende uma panela wok grande ou 4 tigelas médias
- 1 abobrinha italiana média cortada em cubos grandes
- 1 cenoura média descascada e cortada em meia-luas de espessura não muito fina
- 1 cebola roxa grande cortada em tiras
- 1 embalagem de cogumelos paris higienizados em fatiados
- 2 xícaras de chá de grão de bico cozido, sem o caldo
- 1 pimentão verde grande cortado em pedaços largos
- 1 dente de alho fatiado bem fininho
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
- Alguns ramos de tomilho fresco
- Sal e pimenta branca a gosto

Modo de preparo

Aqueça o azeite na panela wok e adicione o alho fatiadinho e o tomilho, refogando até o alho dourar, mas com cuidado para não queimar, porque é muito rápido! E se você colocar os ramos de tomilho inteiros, pode retirá-los na hora de servir ou usá-los na decoração do prato.

Em seguida, junte a cenoura e deixe refogar por 5 minutos, revirando de vez em quando.

Depois, adicione todos os outros ingredientes, inclusive o óleo de gergelim e deixem cozinhar, revirando-os na panela bem quente de vez em quando, até que fiquem tenros, mas não muito macios. Os legumes devem estar cozidos, mas ainda crocantes.

Ajuste o sal e a pimenta, se necessário. Pronto!

Uma dica é não ficar mexendo muito nos vegetais, porque o cogumelo solta água e você deve deixar essa água secar um pouco.

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Deixe seu comentário: