Massa integral ao pesto de rúcula

14.09.2015
Receita de massa integral ao pesto de rúcula

Espaguete ao pesto de rúcula

A receita de massa integral ao pesto de rúcula é uma das minhas preferidas, porque é rápida, muito fácil de preparar e saborosíssima. Para os vegetarianos, é uma excelente opção e, se não quiser adicionar queijo algum, passa a ser uma boa alternativa para veganos também, desde que seja utilizada uma massa sem ovos.

Antes de mais nada, o pesto é um molho italiano, originário de Gênova. O pesto genovês, o mais tradicional e conhecido de todos (Sim! Pode-se fazer pesto de vários sabores e ingredientes.), é feito com folhas de manjericão fresco, alho, pinolis, azeite extra-virgem, queijo parmesão e tempero à gosto com sal e pimenta do reino.

A palavra pesto, em italiano, significa amassar, masserar. Então, se você trocar o manjericão por outro ingrediente, como a própria rúcula, que vai na receita a seguir, você terá um molho novo e deliciosos para enriquecer seus pratos. E não apenas trocar o ingrediente base, mas também é possível substituir o pinólis por outras castanhas. Teste a sua criatividade e paladar. Você pode se surpreender!

E uma dica. Se sobrar um pouco do pesto da receita, você pode armazená-lo na geladeira em um pote limpo e bem tampado por 3 ou 4 dias e utilizá-lo em outras refeições, como um molho para saladas, na tapioca com queijo ou simplesmente sobre uma fatia de pão fresco.

Massa integral ao pesto de rúcula

tempo de preparo:
10 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÕES: Até 4
- 1/2 pacote de espaguete integral - 1 maço de rúculas frescas
- 300 ml de azeite extra-virgem (Se achar que o pesto está seco, adicione mais azeite)
- 2 dentes de alho descascados
- Um punhado de nozes (Eu coloco uma mão cheia)
- 1/2 xíc. de queijo parmesão de boa qualidade ralado na hora
- Uma pitada de noz moscada
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão em água fervente com um punhado de sal (eu não coloco óleo na água) até ficar al dente ou conforme as instruções da embalagem

Em um liquidificador, ou processador de alimentos, junte todos os ingredientes e bata rapidamente (Eu prefiro o processador, que deixa o pesto mais rústico, com pedacinhos. Você também pode optar por macerrar os ingredientes à mão, com o auxílio de um pequeno pilão. Só vai levar mais tempo)

Ajuste o tempero do pesto após bater os ingredientes, se necessário

Após cozinhar o macarrão, escorra a água e misture a massa ao pesto

Na hora de servir, salpique mais lascas de parmesão sobre o prato montado

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Comentários

  1. 15 set2015
    Thiago

    Eu fiz essa receita e ficou nota 10. Mas eu errei numa coisa – eu bati o caule da rúcula sem separar as folhas. Ficou um monte de fiapinho… mas não ficou ruim, apenas grudava no dente rs. Não sei se com um processador esses fiapos batem, mas no liquidificador deu zebra e eu teria que bater só as folhas. No mais, excelente dica para homens que, assim como eu, não sabem cozinhar mas que desejam impressionar a namorada… funciona sempre =D e ainda pagamos de cozinheiros com uma receita super simples de fazer.
    Valeu!

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Deixe seu comentário: