Molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro para massas

Macarrão integral com molho de tomate caseiro

Se você também é fã de comida italiana, adora uma massa e curte o famoso espaguete ao pomodoro, com aquele molho vermelho bem consistente e saboroso, mas está cansado dos molhos industrializados que compra prontos no supermercado, o blog Do Verbo Comer te dá a solução dos seus problemas! Este molho de tomate caseiro é mais trabalhoso, mas o sabor compensa! A consistência também, porque fica mais denso.

Essa receita de molho de tomate caseiro fica perfeita em massas é uma opção vegetariana super gostosa. E para que seja mais prático, da próxima vez que for servir esse prato, você pode fazer uma boa quantidade do molho e congelar em potes para as próximas ocasiões. Se finalizar o prato com manjericão fresco e parmesão de boa qualidade ralado na hora, fica melhor ainda, perfeito!

Quanto ao formato do macarrão, sugiro espaguete nº 5 ou mais grosso, que pega bem o molho e dá uma aparência bem tradicional ao prato, ou formatos como penne e rigatoni, que deixam o molho entrar e fica bem gostoso também. Além disso, eu costumo usar massas integrais em casa, que geralmente é mais durinha. Mas se você usar massa branca, prefira a grano duro, que fica mais firme, não despedaça fácil, mantendo o formato da massa para o seu prato ficar bonito.

Confira a receita a seguir.

VEJA TAMBÉM outras receitas de massa do blog:

Molho de tomate caseiro

tempo de preparo:
40 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÕES: Serve 2 pessoas com fartura
- 6 tomates italianos bem vermelhos e firmes cortados ao meio e sem sementes
- 1 cebola branca grande cortada em 4 partes
- 3 dentes de alho grandes descascados
- 5 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 3 talos de manjericão fresco com as folhas
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 2 colheres de sopa de ketchup picante de boa qualidade

Modo de preparo

Em uma assadeira, disponha os tomates com a parte côncava para cima, a cebola cortada, os dentes de alho e os talos de manjericão fresco.

Tempere tudo com uma boa pitada de sal e de pimenta do reino.

Regue com o azeite extra virgem.

Asse tudo em forno baixo (180ºC) pré-aquecido por 40 minutos, ou até que os tomates e a cebola murchem e fiquem levemente tostados, mas sem queimar. Os dentes de alho vão ficar bem macios.

Depois de assados, bata no liquidificador com o ketchup picante, que vai dar uma encorpada.

Sirva sobre a massa cozida e finalize com manjericão fresco e parmesão ralado. Se necessário, esquente o molho à parte em uma panela antes de cobrir o macarrão.

Mangia che ti fa bene!

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe seu comentário: