Pappardelle ao molho de açafrão inspirado no Harry’s Bar

23.09.2015
Pappardelle ao molho de açafrão

Massa ao molho de açafrão, inspirada em prato do Harry’s Bar, em Veneza

Já ouviu falar no Harry’s Bar, em Veneza? Tem uma história super legal de como ele surgiu, tendo como sócios o famoso Cipriani (sim, o cara dos sofisticados hotéis Cipriani), que na época era “só” um barmen experiente e um americano fanfarrão chamado Harry Pickering. Não dá pra contar aqui no blog, porque, afinal, o que nos interessa neste post é a receita, mas se quiser saber como tudo começou e eu acho que vale a leitura, veja aqui.

Bem, meu marido foi a Veneza este ano e jantou uma massa ao molho de açafrão no Harry’s. Chegou em casa falando do prato, que queria comê-lo de novo. Eu perguntei como era e fiz a minha versão, da cabeça mesmo, já que não tinha receita. Mas ficou uma delícia e agora compartilho com você.

Importante dizer que esse preparo é muito rápido e fácil. É uma boa dica para um jantar especial e sem complicações. Vai muito bem com um bom vinho tinto e pode até ser um acompanhamento para carnes.

Pappardelle ao molho de açafrão inspirado no Harry’s Bar

tempo de preparo:
20 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÕES: Serve duas pessoas
- 160g de macarrão tipo papardelle (O pappardelle parece um fettuccine bem largo. O fettuccine, por sua vez, é aquela massa comprida como o espaguete, mas achatada. Você pode usá-lo nesta receita também). Calcule 80g de massa por pessoa, se for servir só isso, sem acompanhamento ou carne
- 1 garrafinha de creme de leite fresco (500g)
- 2 col. sopa de açafrão ou cúrcuma em pó
- 150g de bacon de boa qualidade (mais carne e menos gordura) cortado em cubinhos
- 1 cebola pequena batidinha
- 2 dentes de alho esmagados
- 2 col. sopa de azeite extra virgem

Modo de preparo

Ferva água com um punhado de sal e cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Eu sempre prefiro uma massa grano duro, que é mais consistente e não desmancha à toa.

Depois de cozido o macarrão, escorra a água e reserve. Mas, enquanto ele cozinha, vá preparando o molho de açafrão, que é bem rápido.

Aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso em fogo médio e junte o alho esmagado.

Quando o alho começar a dourar, junte os cubinhos de bacon, que vão soltar um pouco mais de gordura e vão dar um sabor adorável ao prato.

Com o alho e o bacon tostadinhos, adicione a cebola batidinha e mexa até que ela fique cozida, meio translúcida.

Abaixe o fogo e junte o creme de leite fresco e o açafrão ou cúrcuma em pó. Mexa delicadamente até ficar homogêneo. Desligue o fogo e despeje sobre a massa cozida. Sirva imediatamente.

Para o prato não ficar muito pesado, não adicionei queijo ralado e garanto que não é necessário.

O creme de leite deve ser fresco, porque não talha. Se usar creme de leite normal, retire o soro e desligue o fogo antes de colocá-lo na panela, mexendo sempre também.

É isso! Prove um gostinho de Veneza!

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Comentários

  1. 28 set2015
    Marcia Gioria

    Eu fiz e ficou realmente uma delícia.

    Responder

    28 set, 2015
    Flavia Massara

    Que bom!!!

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Deixe seu comentário: