Peixe assado com confit de tomates e alho poró

Peixe assado

Lombos de dourado assados

Vocês já devem ter percebido que eu adoro peixe, né? Eu faço bastante em casa. Além de gostosos e saudáveis, eles são leves e podem ser uma ótima refeição à noite, no jantar. Se você também gostar de receitas de peixes e frutos do mar, veja outras opções do blog. A de hoje é um peixe assado fácil de fazer e muito gostoso.

Usei lombos de dourado, que você encontra congelados nos supermercados a um preço justo, mas também pode ser preparada com outros peixes de sua preferência, como salmão, tilápia, bacalhau etc. Basta usar os filés bem limpinhos.

Assim como o lombo de bacalhau, o lombo do dourado é um pedaço maciço de peixe, sem pele e sem espinhas, ótimo para crianças, inclusive. E este também não é salgado. Então, tem que temperar.

Uma outra coisa é que esses tomates confitados que ensino a fazer também servem como molho para outros pratos, como massas e o famoso espaguete de abobrinha que publiquei outro dia.

Como acompanhamento, caso queira preparar algum, sugiro legumes no vapor, como brócolis e couve-flor ou um purê de mandioquinha ou batata mesmo.

Peixe assado com confit de tomates e alho poró

tempo de preparo:
35 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÕES: 6 porções
- 2 pacotes de lombos de dourado congelados (cada pacote tem 500 g de peixe e vem com 3 lombos)
- 2 embalagens de tomatinhos cereja ou sweet grape (lave-os e corte-os ao meio)
- 1 alho poró grande (lave bem, descarte a parte verde escura das folhas e corte em rodelas de espessura média. Desfaça os anéis)
- 1 cebola pequena batidinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1/2 maço de cebolinhas frescas cortadas na hora para finalizar
- 400 ml de azeite extra virgem
- Suco de 1 limão tahiti
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Tempere os lombos de dourado dos dois lados com sal e pimenta do reino a gosto. Regue com um pouco de azeite e asse num tabuleiro em forno médio (180ºC a 200ºC) por 30 minutos.

Enquanto o peixe assa, prepare o confit de tomatinhos e alho poró.

Aqueça a medida de azeite em uma panela funda, em fogo médio. Não é muito. Para confitar você precisa mesmo de uma boa quantidade de azeite e quando ele estiver bem quente, junte o alho e deixe dourar.

Depois, adicione a cebola batidinha e deixe refogar até ficar transparente.

Em seguida, junte os anéis de alho poró. Mexa um pouco.

Junte os tomatinhos cortados ao meio. Deixe cozinhar rapidamente sem desmancharem.

Tempere com sal e pimenta do reino e desligue o fogo.

Quando o peixe assar, despeje o confit de tomatinhos e alho poró sobre os lombos. Acrescente o suco do limão para dar aquele toque especial e finalize com cebolinas cortadas na hora.

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Deixe seu comentário: