Risoto caprese

Risoto de tomate e manjericão

Risoto caprese é uma boa pedida para a primavera

Eu gosto muito da combinação caprese, com tomate, manjericão e mussarela de búfala. Com ela, dá pra fazer a famosa salada italiana de mesmo nome, brusquetas, massas e esse risoto super gostoso e que agrada a todo mundo.

E eu adoro risotos, como vocês devem ter percebido! É que o risoto é um prato fácil de fazer, é versátil, porque você pode usar vários ingredientes e aproveitar os que já tem em casa e, se não fizer em grande quantidade, vai levar só meia horinha no preparo, contando com o tempo do planejamento, com preparação dos ingredientes e o cozimento do arroz até ficar no ponto. Ou seja, ótima opção para um jantar a dois ou com poucos convidados.

Além disso, a receita de hoje é uma boa pedida para a primavera. Eu acho que a combinação caprese combina muito com essa estação do ano. É colorida, tem o toque refrescante do manjericão fresco e do tomate, e a mussarela de búfala também tem sabor leve. Ou seja, muitos bons motivos pra você preparar essa receita italiana divina!

E quem é que não gosta de risoto?

VEJA TAMBÉM aqui no blog de gastronomia Do Verbo Comer:

Risoto caprese

tempo de preparo:
30 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÕES: Rende 2 pratos
- 1 xícara de chá de arroz arbóreo
- 1 embalagem pequena de tomates cereja ou sweet grape higienizados e cortados ao meio (os tomates pequenininhos podem ficar inteiros)
- Um punhado de folhas frescas de manjericão (eu uso o equivalente a 1 mão cheia) higienizadas
- 2 bolotas de mussarela de búfalo médias fatiadas grosseiramente
- 3 colheres de sopa de queijo parmesão de boa qualidade ralado na hora
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1/2 cebola branca média batidinha (cortada em cubinhos bem pequenos)
- 1 dente de alho espremido
- 2 tabletes de caldo de legumes (ou, se preferir fazer o caldo, ferva cenoura, salsão, cebola e batata em 1 litro de água)
- 1 taça de vinho branco
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Se usar o caldo de legumes pronto, ferva os dois tabletes em 1 litro de água.

Em uma panela, aqueça as duas colheres de azeite extra virgem e refogue a cebola batidinha com o alho espremido e uma boa pitada de pimenta do reino.

Junte o arroz arbóreo e incorpore o refogado.

Acrescente o vinho branco e mexa gentilmente, até que a bebida seja incorporada pelo arroz.

Adicione duas conchas de caldo de legumes bem quente e continue mexendo sem parar, pois isso vai ajudar o arroz arbóreo a liberar o amido e ficar com aquela consistência cremosa.

Junte metade dos tomatinhos partidos e metade das folhas frescas de manjericão. Continue mexendo sempre e adicionando caldo de legumes gradativamente, até que o arroz esteja cozido, mas al dente.

Quando o arroz atingir o ponto de risoto, junte a outra metade dos tomatinhos e das folhas frescas de manjericão (se quiser, separe algumas folhas para decorar o prato), a mussarela de búfala fatiada e o parmesão ralado. Mexa tudo. Os queijos vão derreter, mas a mussarela de búfala não vai desmanchar completamente.

Ajuste o sal.

Desligue o fogo e abafe por 3 minutos antes de servir.

Bom apetite!

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Comentários

  1. 10 nov2015
    Angela

    Parece delicioso!!!!!

    Responder

Deixe seu comentário: