Salpicão, receita de verão

Receita de salpicão de frango

Ó salpicão é uma ótima opção para um almoço de fim de semana de verão

Ah, todo mundo gosta de salpicão! Quem não come carne, pode também preparar uma versão vegetariana desta receita, sem o frango desfiado. E mais do que saborosa, essa receita é muito fácil de fazer, preparada em uma única vasilha. É só misturar todos os ingredientes. Ou seja, não faz bagunça na cozinha.

Salpicão sem batata palha

Receita antes da finalização com batata palha

Está satisfeito ou ainda quer mais motivos pra preparar essa delícia? Eu dou! Estamos no verão e o salpicão é um prato servido frio, pra espantar o calor. Outra coisa é que você não precisa preparar acompanhamento para essa receita, porque o salpicão é um prato completo. Só se achar que deve incrementar ainda mais a refeição, você pode serví-lo com arroz branco ou integral, ou apenas com uma salada de folhas verdes bem fresquinhas.

Já está convencido? Então, vamos à receita!

VEJA TAMBÉM outras receitas para o verão aqui, no blog de gastronomia Do Verbo Comer:

Salpicão, receita de verão

tempo de preparo:
30 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÃO: Rende um pirex médio
- 500 g de peito de frango limpo e sem osso (ou, se preferir, use 1 pacote de frango já desfiado, que vai economizar ainda mais tempo)
- 1 xícara de chá de uvas passa
- 1 xícara de chá de azeitonas (verdes ou pretas) picadas e sem caroço
- 1 cebola roxa pequena batidinha (picada bem pequenininha)
- Um punhado (uma mão cheia) de salsa e cebolinha picadas na hora
- 1 lata de milho verde sem o caldo
- 400 g de maionese light ou de iogurte natural não adoçado sem soro
- 1 pacote de batata palha
- 2 dentes de alho esmagados
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Eu prefiro preparar e desfiar o frango, porque acho que o frango vendido já desfiado é bastante ressecado, mas é uma opção em casos de emergência. Então, se preferir fazer como eu, é o seguinte:

Corte os peitos de frango em pedaços generosos se estiverem inteiros e tempere-os com o alho espremido e sal a gosto, esfregando em todos os pedaços de carne.

Cozinhe o peito de frango temperado em água fervente, até que fique bem cozido, branquinho.

Depois de cozido, escorra a água do frango ainda quente e utilize-a para hidratar as uvas-passa enquanto desfia a carne com as mãos ou com a ajuda de um garfo e uma faca.

Após desfiar o frango, escorra também as uvas-passa, descartando completamente a água e misture todos os ingredientes, exceto a batata palha, no pirex onde for servir o salpicão.

Ajuste o tempero com pimenta do reino e sal, se necessário (lembre que as azeitonas e a maionese já são salgadas e o frango desfiado está temperado).

Refrigere por 5 a 10 minutos e, somente na hora de servir, adicione a batata palha sobre o salpicão para que ela fique crocante.

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Comentários

  1. 18 fev2016
    Patricia

    Uma delicia e fácil de fazer!

    Responder

Deixe seu comentário: