Tiramisu

Receita de tiramisu

Tiramisu, a sobremesa italiana que é um sucesso

Hoje vamos de sobremesa autêntica italiana, o tiramisu. Gosta? Eu adoro! Está entre as minhas preferidas. Tem tudo o que eu gosto junto, chocolate, queijo, café e biscoito. A receita é fácil e ainda vou te dar uma dica pra deixá-la mais em conta, já que um dos ingredientes principais, o queijo mascarpone, é bem caro aqui no Brasil, cerca de R$ 36,00 um pote com 250 g. Mas, calma, pra tudo tem jeito e nada é insubstituível.

Para quem já comeu tiramisu, sabe da delícia que estou falando. Para quem nunca experimentou (até hoje), é uma sobremesa cremosa, mas tipo pavê, que leva biscoito e é feita em camadas.

O tiramissu é servido frio, mas não deixa de ser uma delícia no inverno também. É uma excelente opção de sobremesa para um jantar em que você resolveu servir risoto, por exemplo, outra maravilha difícil de não agradar da culinária italiana. Ah! E, tradicionalmente, caso você queira seguir os costumes à risca, o tiramissu é montado em uma travessa redonda. Eu fiz em travessa quadrada mesmo, que fica mais fácil de dispor os biscoitos.

Bem, sobre a dica para deixar a receita mais barata, você pode substituir a medida de queijo mascarpone pela mesma medida de um bom cream cheese. Sim! Dá o mesmo ponto e o sabor é quase, quase a mesma coisa. Fica bem gostoso também. Pode testar, que você não vai se arrepender e ainda vai pagar 1/4 do preço do ingrediente original. Eu já fiz assim e o sucesso foi o mesmo. Ou, pode misturar também, fazendo metade da medida com queijo mascarpone e metade com cream cheese. A consistência dos dois é a mesma, só que o cream cheese tem um salzinho, que o mascarpone não tem.

VEJA TAMBÉM outras receitas da culinária italiana, como massas e risotos, aqui no blog Do Verbo Comer:

Tiramisu

tempo de preparo:
30 minutos
imprimir receita

Ingredientes

PORÇÕES: Rende um refratário médio. Fiz em um quadrado e rendeu 12 porções individuais.


- 300 g de biscoito champagne
- Um prato fundo com café coado bem forte e resfriado
- 500 g de queijo mascarpone (ou 500g de cream cheese)
- 6 gemas
- 250 g de açúcar refinado
- 100 g de chocolate amargo

Modo de preparo

Peneire o açúcar para não restarem cristais maiores e bata-o pouco a pouco numa batedeira com as gemas, até formar um creme amarelo claro uniforme

Em seguida, junte o queijo mascarpone (ou cream cheese) e bata ligeiramente, só até ficar um creme uniforme novamente. Reserve.

Passe os biscoitos champagne no café coado, um a um, sem deixar encharcá-los e acomode-os no fundo da travessa onde vai montar a sobremesa.

Despeje metade do creme sobre a camada de biscoitos e espalhe uniformemente com o auxílio de uma espátula.

Faça uma nova camada de biscoitos molhados no café sobre a camada de creme e cubra-os novamente com a outra metade do creme, espalhando bem com uma espátula.

Rale o chocolate amargo grosseiramente e salpique toda a superfície aparente de creme da sobremesa

Refrigere e sirva frio

O chocolate ralado que sobrar pode ser usado para incrementar as sobremesas servidas em pratinhos individuais, salpicando em volta da fatia ou pedaço do doce.

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe seu comentário: